A tabela de Flanders como ferramenta para observação da Interação verbal professor-aluno

M. H. C. Costa, B. A. Santos, G. K. A. Santos, C. J. V. Barbosa

Resumo


A comunicação em sala de aula é um dos aspectos indispensáveis no âmbito do ensino, pois sendo alinguagem o principal recurso utilizado pelos professores no ato de ensinar, é de suma importância nainteração professor-aluno. O estudo sobre as interações discursivas e da linguagem tem crescido emdiversas áreas do conhecimento e tem demonstrado força na área de pesquisa em ensino de ciências. Essapesquisa procurou investigar a interação verbal professor-aluno das aulas de Física, baseada nascontribuições teóricas do sistema de análise de interações de Flanders. A investigação envolveu aulas deFísica em duas escolas pública de ensino médio no município de Itabaiana-SE. O instrumento de pesquisaadotado foi gravação em vídeo das aulas que foram utilizadas para fazer as análises com base no sistemade análise de interação de Flanders. As análises nos mostram que a interação entre professores e alunosnas aulas de Física é pequena, demonstrando que estas aulas ainda se encontram centrada no professor edeixam o aluno como sujeito passivo.

Palavras-chave


Ensino de Física; Interação professor-aluno; Sistema de Análise de Interação de Flanders

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.