A tabela de Flanders como ferramenta para observação da Interação verbal professor-aluno
Resumo
A comunicação em sala de aula é um dos aspectos indispensáveis no âmbito do ensino, pois sendo alinguagem o principal recurso utilizado pelos professores no ato de ensinar, é de suma importância nainteração professor-aluno. O estudo sobre as interações discursivas e da linguagem tem crescido emdiversas áreas do conhecimento e tem demonstrado força na área de pesquisa em ensino de ciências. Essapesquisa procurou investigar a interação verbal professor-aluno das aulas de Física, baseada nascontribuições teóricas do sistema de análise de interações de Flanders. A investigação envolveu aulas deFísica em duas escolas pública de ensino médio no município de Itabaiana-SE. O instrumento de pesquisaadotado foi gravação em vídeo das aulas que foram utilizadas para fazer as análises com base no sistemade análise de interação de Flanders. As análises nos mostram que a interação entre professores e alunosnas aulas de Física é pequena, demonstrando que estas aulas ainda se encontram centrada no professor edeixam o aluno como sujeito passivo.
Palavras-chave
Ensino de Física; Interação professor-aluno; Sistema de Análise de Interação de Flanders
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.