Estimativa da biomassa em um plantio de Eucalyptus grandis na região Centro-Oeste

Autores

  • Talita Dantas Pedrosa Universidade Federal de Campina Grande
  • Adriano Reis Prazeres Mascarenhas Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rafael Rodolfo Melo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Diego Martins Stangerlin Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

biomassa, eucalipto, massa específica

Resumo

No presente estudo foi estimada a biomassa aérea presente em um plantio de Eucalyptus grandis localizado na região Centro-Oeste do Brasil. Para isso foram utilizados dois métodos – um deles com base na cubagem rigorosa de árvores representativas; e outro com base na estimativa do teor de umidade. Dentro do povoamento foram instaladas parcelas aleatórias de 50 x 20 m de onde foi obtido o diâmetro e altura de todas as árvores. Os indivíduos foram agrupados em diferentes classes diâmetricas e para cada uma destes foi selecionada uma árvore representativa a qual foi abatida e cubada pelo método de Smalian. Para determinação do teor de umidade foram retirados discos cada uma destas árvores. O método d a cubagem rigorosa do indivíduo representativo de cada classe foi o mais indicado, proporcionando o resultado de biomassa seca mais próxima à realidade do povoamento.

Biografia do Autor

Rafael Rodolfo Melo, Universidade Federal de Mato Grosso

Eng. Florestal (UFCG, Patos-PB), Mestre em Engenharia Florestal (UFSM, Santa Maria-RS) e Doutor em Ciências Florestais (UnB, Brasília-DF). Foi docente da UFPI (CPCE - Bom Jesus-PI) de 2010 a 2012. Atualmente é professor da UFMT (ICAA - Sinop-MT). Atua na área de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Pedrosa, T. D., Mascarenhas, A. R. P., Melo, R. R., & Stangerlin, D. M. (2013). Estimativa da biomassa em um plantio de Eucalyptus grandis na região Centro-Oeste. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1248

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)