Caracterização socioambiental da orla marítima da praia da Caponga – Litoral Leste do Estado do Ceará: subsídio ao gerenciamento costeiro.

Autores

  • Glairton Cardoso Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnololia do Piauí
  • Marco Túlio Mendonça Diniz Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

ambientes costeiros, gestão costeira, dinâmica ambiental.

Resumo

Os ambientes costeiros são notadamente dinâmicos, respondendo a alterações numa velocidade muito maior que outras unidades ambientais no interior do continente. Assim são sensíveis às modificações provocadas pelo homem, podendo levar a consequências indesejadas. Uma das formas de evitar efeitos negativos é através do planejamento e da gestão costeira, que deve considerar as características da dinâmica ambiental local. A área de estudos compreende a praia da Caponga, cidade de Cascavel, Litoral Leste do estado do Ceará. A erosão costeira é um sério problema enfrentado pela praia. Além dos prejuízos visíveis configura-se como mais um empecilho ao desenvolvimento de atividades produtivas, como o turismo e o comércio. A complexidade da realidade e o grau de alterações estético-paisagísticos tornam mais complexa a conjuntura socioambiental do lugar, dificultando a implantação de medidas de disciplinamento de uso. Com o objetivo de compreender a evolução ambiental do lugar, utilizou-se dados oficiais, bem como informações colhidas em campo. Dessa forma foi possível contribuir com reflexões e subsídios ao desenvolvimento de modelos participativos de gestão, chegando a constatar que, apesar de não possuir influência determinante para a economia local, o processo erosivo torna-se mais um empecilho ao desenvolvimento das atividades produtivas ali desenvolvidas. Assim, a implementação de modelos de planejamento e gestão que possam envolver as camadas populares, a iniciativa pública e privada e os órgãos responsáveis tornam-se uma alternativa para a mitigação dos conflitos existentes, no intuito de traçar metas e planos de ações mais eficazes e adequados às particularidades do lugar em questão. 

Biografia do Autor

Glairton Cardoso Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnololia do Piauí

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Rio Claro. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2008), onde desenvolveu dissertação relacionada à dinâmica natural costeira e os impactos socioeconômicos associados. Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (2006). É Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, onde desenvolve trabalhos relacionados, essencialmente, a temática ambiental.

Downloads

Publicado

2014-01-26

Como Citar

Rocha, G. C., & Diniz, M. T. M. (2014). Caracterização socioambiental da orla marítima da praia da Caponga – Litoral Leste do Estado do Ceará: subsídio ao gerenciamento costeiro. Scientia Plena, 10(1). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1235