Alterações morfológicas em clones de cafeeiro conilon submetidos a níveis de fósforo
Palavras-chave:
café conilon, fósforo, morfologiaResumo
O fósforo desempenha funções primordiais no metabolismo e na fisiologia das plantas. Sendo assim, objetivou-se avaliar a influência dos níveis de adubação fosfatada na morfologia de clones de café conilon. O experimento consistiu em esquema fatorial 13 x 4, com três repetições, sendo os fatores: 13 clones da cultivar clonal “Vitória Incaper 8142”, e quatro níveis de adubação fosfatada (0%, 50%, 100% e 150%), em um delineamento inteiramente casualizado. Analisou-se altura de plantas, diâmetro de caule, área foliar, volume e comprimento de raiz. À medida que houve acréscimo nos níveis de fósforo no solo, ocorreu aumento nos valores de todas as variáveis analisadas para a cultivar “Vitória Incaper 8142”. Contudo, houve comportamento diferenciado entre os clones em função dos níveis de fósforo.Downloads
Publicado
2013-05-08
Como Citar
Martins, L. D., Tomaz, M. A., Amaral, J. F. T. do, Christo, L. F., Rodrigues, W. N., Colodetti, T. V., & Brinati, S. V. B. (2013). Alterações morfológicas em clones de cafeeiro conilon submetidos a níveis de fósforo. Scientia Plena, 9(4). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1229
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.