Agricultura familiar e meio ambiente: práticas agrícolas e degradação ambiental no município de Várzea –PB
Resumo
As discussões em torno da problemática ambiental nunca estiveram tão em evidência o quanto hoje. A agricultura, base da sustentabilidade humana, está diretamente ligada ao processo de transformação do meio ambiente. O presente trabalho trata de um estudo de caso realizado no município de Várzea PB. A metodologia utilizada foi à aplicação de 15 questionários nas fazendas (sítios), no município, cujo objetivo era ter uma dimensão da relação: atividades agrícolas e degradação ambiental. Assim sendo, foi possível ter um diagnóstico da vida e das práticas do homem do campo na área estudada, e de como do seu dia a dia vem contribuindo para a ampliação do processo da desertificação, principal problema do bioma caatinga.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.