Da Sociabilidade à Sexualidade: Aspectos Comportamentais do Recuperando em um Programa para Dependentes Químicos
Palavras-chave:
dependentes químicos, comportamento social, sexualidadeResumo
O presente trabalho objetivou estudar aspectos comportamentais – da sociabilidade à sexualidade – dorecuperando em um Programa para Dependentes Químicos, enfatizando o sentir-se desse ser humanoapós internação, suas dificuldades quanto aos aspectos comportamentais e seus mecanismos deenfrentamento para superar o vício. Estudo qualitativo, descritivo e com abordagem qualitativa. Aamostra, selecionada por meio do critério não probabilístico intencional, foi composta por 12 (doze)recuperandos internados no Centro de Recuperação Fazenda da Esperança São Miguel, da cidade deLagarto/SE. Evidenciou-se que o recuperando exibe diversos sentimentos, dos quais se destacam atranqüilidade, a ansiedade, a raiva, o complexo de inferioridade e a auto-estima. As dificuldadesencontradas foram relativas aos aspectos da sociabilidade, do autoconceito, da distância familiar e dasexualidade. Como mecanismos de superação do vício constataram-se a inserção nas oficinas de trabalhoe a vivência dos ensinamentos presentes no evangelho. Os dados encontrados demonstram o reforço doentendimento, por parte dos familiares, dos profissionais de saúde e dos coordenadores da Instituição emestudo, quanto aos aspectos comportamentais que permeiam as atitudes do recuperando, para que, dessaforma, possa ser alcançada a tão desejada recuperação e posterior inserção na sociedade.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
dos Santos, A. D., Santos, G. P., do Nascimento, H. M., & Campos, M. P. A. (2012). Da Sociabilidade à Sexualidade: Aspectos Comportamentais do Recuperando em um Programa para Dependentes Químicos. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1210
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.