Uso do dosímetro Fricke Xilenol Gel para dosimetria de equipamentos radioterápicos
Resumo
Ao dosímetro Fricke foi adicionado o alaranjado xilenol e gelatina 270 bloom para a obtenção do dosímetro Fricke Xilenol Gel (FXG), provavelmente mais sensível a doses menores que 40 Gy. O FXG mostrou-se realmente sensível às doses menores que 30 Gy. Entretanto, esse dosímetro, quando não irradiado degrada-se em aproximadamente 15 dias e quando irradiado, necessita ser analisado rapidamente, demonstrando algumas desvantagens quando comparado ao dosímetro Fricke. O trabalho também relata que instituições hospitalares visitadas apresentam erros acima de 5% entre a dose predita e a dose aplicada a pacientes tratados com radioterapia.
Palavras-chave: dosímetro Fricke Xilenol Gel (FXG), radioterapia, dosimetria.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.