A Prática da Professora e a Construção das Identidades de Gênero em Escola da Rede Municipal de Aracaju

Autores

  • Carla Rezende Gomes Núcleo de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

educação, gênero, identidade, prática pedagógica, cultura

Resumo

O estudo se propõe a analisar a prática pedagógica da professora do ensino fundamental da 1a. a 4a. sérieno processo de construção das identidades de gênero em seus alunos na rede municipal de ensino deAracaju. A pesquisa qualitativa é realizada por meio do Estudo de Multicasos (BAGDAN apudTRIVINOS, 1990) Foram privilegiados para a coleta de dados: observação participante e entrevistassemi-estruturadas. O universo da pesquisa é composto por 4 professoras. Inicialmente serão realizadostrês turnos de observação de quatro horas cada, totalizando doze horas de observação participante em salade aula para cada docente. O estudo acontece numa unidade de ensino do município de Aracaju. Aunidade possui 1207 alunos matriculados sendo 425 deles distribuídos em 14 turmas de 1a. a 4a serie noturno da manhã.

Biografia do Autor

Carla Rezende Gomes, Núcleo de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe



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Publicado

2012-12-04

Como Citar

Gomes, C. R. (2012). A Prática da Professora e a Construção das Identidades de Gênero em Escola da Rede Municipal de Aracaju. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1209