A Prática da Professora e a Construção das Identidades de Gênero em Escola da Rede Municipal de Aracaju
Palavras-chave:
educação, gênero, identidade, prática pedagógica, culturaResumo
O estudo se propõe a analisar a prática pedagógica da professora do ensino fundamental da 1a. a 4a. sérieno processo de construção das identidades de gênero em seus alunos na rede municipal de ensino deAracaju. A pesquisa qualitativa é realizada por meio do Estudo de Multicasos (BAGDAN apudTRIVINOS, 1990) Foram privilegiados para a coleta de dados: observação participante e entrevistassemi-estruturadas. O universo da pesquisa é composto por 4 professoras. Inicialmente serão realizadostrês turnos de observação de quatro horas cada, totalizando doze horas de observação participante em salade aula para cada docente. O estudo acontece numa unidade de ensino do município de Aracaju. Aunidade possui 1207 alunos matriculados sendo 425 deles distribuídos em 14 turmas de 1a. a 4a serie noturno da manhã.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Gomes, C. R. (2012). A Prática da Professora e a Construção das Identidades de Gênero em Escola da Rede Municipal de Aracaju. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1209
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.