Silêncio e Timidez na Historiografia da Educação Profissional de Aracaju
Palavras-chave:
educação profissional, AracajuResumo
O que se tencionou foi fazer um levantamento de uma breve memória sobre as instituições de ensinopreparatório para o mercado de trabalho, de caráter público, em nível médio em Aracaju, desde a suafundação aos dias atuais, com a finalidade de observar a preocupação dos sucessivos governos emoferecer programas e espaços preparatórios para o jovem alavancar o seu nível de empregabilidade. Ametodologia de pesquisa exigiu uma investigação bibliográfica e de campo, visitando o DIES –Departamento de Inspeção Escolar de Sergipe, buscando dados sobre as instituições escolares queofereceram algum tipo de curso preparatório para o trabalho. Como resultados, inicialmente verificou-seque dentre tantos autores que estudam, ensinam e escrevem sobre a história da educação poucos são osque se referem à vertente profissionalizante, e os que tentam fazê-lo se manifestam de forma tímida ouquase muda. Observou-se também que desde o início de nossa capital já existia uma preocupação com aformação de mão-de-obra, mas existem hiatos bastante expressivos na história das instituições estaduaispúblicas quanto à oferta de cursos preparatórios ao mercado de trabalho e essas lacunas precisam serestudadas e esclarecidas, através de investigações complementares.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
de Araújo, S. L. E. (2012). Silêncio e Timidez na Historiografia da Educação Profissional de Aracaju. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1206
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.