Perseguindo a identidade
Palavras-chave:
identidade, sujeito, modernidade, pós-modernidadeResumo
O “problema da identidade” tem suscitado muitos estudos, o que pode ser verificado nos inúmerosartigos, monografias, dissertações, teses, livros e dos Grupos de Pesquisa que tratam do tema. Nessetrabalho, nos propomos a discutir a “Identidade” a partir de duas perspectivas diferentes, não obstante,complementares. Na primeira, buscamos perseguir as formas/conteúdos históricos por meio das quais ossujeitos vêm construindo sua(s) identidade(s) no último século. Por outro lado, procuramos identificarcomo as Ciências Sociais têm apreendido a identidade como categoria de análise de processos sociais.Até o momento, pudemos constatar que, historicamente, a identidade envolve processos sociaisassociados à nação, etnia, raça, classe, gênero, território e orientação sexual. No campo teórico, por suavez, a noção de identidade tem sido utilizada de maneira transversal, isto é, está presente de diversasmaneiras, nos diversos campos do saber das ciências sociais e humanas.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Ennes, M. A. (2012). Perseguindo a identidade. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1205
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.