A Igreja Católica e a Educação Brasileira: Álvaro Negromonte e o Discurso de Moralização da Nação
Palavras-chave:
Igreja católica, educação, projeto de moralização, Álvaro NegromonteResumo
A moral católica teve no padre Álvaro Negromonte um dos seus mais eloqüentes e estratégicosrepresentantes entre as décadas de 30 e 60 do século XX, o qual utilizou largamente os impressos emâmbito nacional, para disseminar a concepção e posição da Igreja junto ao movimento moderno que seinstaurou no Brasil com maior visibilidade a partir dos anos de 1920. Esse posicionamento da Igreja emrelação ao movimento renovador indica uma possibilidade de articulação entre tradição e modernidade,conservadorismo e inovação. Este artigo tem em vista perceber a visão católica em relação à educaçãocomo importante ferramenta de reprodução da cultura através da voz do intelectual católico padre ÁlvaroNegromonte, o qual consagrou sua carreira dedicando-se a elaborar uma série de mecanismos para aconcretização desse ideal.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Orlando, E. de A., & do Nascimento, J. C. (2012). A Igreja Católica e a Educação Brasileira: Álvaro Negromonte e o Discurso de Moralização da Nação. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1203
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.