Representações Sociais, Polícia e Violência: um Estudo Sobre a Violência Policial
Palavras-chave:
Polícia, Violência, Representações Sociais, PoderResumo
O objetivo fundamental desta pesquisa é analisar as representações sociais dos policiais militares deSergipe sobre violência policial. Neste sentido, este estudo estabelece um quadro comparativo com ocontexto da década de 1980, visando constatar se os signos que outrora validavam o emprego da violênciaainda estão presentes nos discursos dos agentes policiais. A articulação das representações sociais com assuas condições sociais objetivas de classe como: origem, escolaridade, renda, consumo, espaçoresidencial e de sociabilidade é parte do percurso metodológico deste trabalho, que faz uso dequestionários e entrevistas com o intuito de explicar a dinâmica de distinção de classe implícita noexercício da violência pelos policiais.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
de Souza, M. S. (2012). Representações Sociais, Polícia e Violência: um Estudo Sobre a Violência Policial. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1191
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.