Identidade, Religiosidade e Cotidiano Escravo: Inserção social de africanos no campo religioso da cidade de São Cristóvão-SE (Século XIX)

Autores

  • Vanessa dos Santos Oliveira Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

irmandades, negros, identidade.

Resumo

As irmandades religiosas constituíram força auxiliar do Estado e da Igreja no Brasil, cumprindo funçõescomo o assistencialismo espiritual e social de brancos, pardos e negros. As confrarias dedicadas a NossaSenhora do Rosário reuniam cativos e libertos, servindo tanto como instrumentos de controle socialquanto como espaços onde suas redes de sociabilidades eram refeitas. Neste sentido, o objetivo destapesquisa é analisar o significado social da Irmandade dos Homens Pretos do Rosário no campo religiosoda cidade de São Cristóvão-SE. Sabendo que o ingresso conferia aos irmãos auxílio nas dificuldades econtato com os bens de salvação, acreditamos que a irmandade representava uma possibilidade de acessoà garantias materiais e simbólicas, contribuindo para a preservação de elementos identitários numasociedade dominada pelos valores da elite branca católica.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Como Citar

Oliveira, V. dos S. (2012). Identidade, Religiosidade e Cotidiano Escravo: Inserção social de africanos no campo religioso da cidade de São Cristóvão-SE (Século XIX). Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1187