Desenvolvimento de metodologia para avaliação da atividade de 99mTc e 131I em lactantes
Palavras-chave:
medicina nuclear, radiofármacos, instrumentação nuclearResumo
Contaminações internas de bebês podem ocorrer por ingestão do leite de mães ocupacionalmente expostasàs radiações ionizantes com possível incorporação (inalação ou ingestão), ou mães submetidas aprocedimentos médicos em fase de amamentação. Concentrações de radionuclídeos no leite maternopodem causar doses absorvidas em órgãos dos bebês, em concentrações proporcionais aos volumes dasmamas. Análises do leite permitem determinar atividades ingeridas pelo bebê, determinando-se o pico deconcentração do radionuclídeo no leite da mãe, considerando-se a diminuição da taxa de atividade e aatividade no leite ingerida em diferentes tempos. O trabalho teve como objetivo desenvolver simuladoresfísicos de mamas e metodologia para avaliar incorporações de 99mTc e 131I em lmactantes, consistindo nasseguintes etapas: preparação de solução padrão de leite contaminado separadamente com 99mTc e 131I;preparação de quatro simuladores de mamas (600 g e 800 g) de lactante e calibração destes simuladorespara duas geometrias distintas (mamas e corpo inteiro) na Unidade de Contador de Corpo Inteiro doInstituto de Radioproteção e Dosimetria. Os resultados demonstraram que o sistema foi eficiente paradeterminar a atividade de 99mTc e 131I em mamas em fase de lactação. O método de posicionamento nageometria “mama” mostrou ser mais eficiente do que o método “corpo inteiro” para avaliação daatividade na mama para diferentes volumes. A preparação dos simuladores e os experimentos realizadospermitiram o aperfeiçoamento de avaliações de doses internas de lactantes e respectivos bebês.Downloads
Publicado
2012-12-03
Como Citar
Santos, L., Dantas, A. L. A., Mesquita, S. A., & Oliveira, S. M. V. (2012). Desenvolvimento de metodologia para avaliação da atividade de 99mTc e 131I em lactantes. Scientia Plena, 8(11(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1177
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.