Desenvolvimento da Técnica de Bioanálise in vitro para Determinação de 65Zn em Amostras Biológicas
Palavras-chave:
Monitoração interna, bioanálise in vitro, espectrometria gamaResumo
A manutenção do cíclotron do IEN-CNEN, onde é produzido 123I, pode levar à incorporação de 65Zn,gerado pela ativação do cobre presente na blindagem, e consequente exposição interna dos trabalhadores.No Contador de Corpo Inteiro do IRD já foram realizadas cerca de 500 monitorações in vivo, através dadetecção de fótons de 1115 keV. Pode-se afirmar que a planta de produção de I-123 do IEN é segura emtermos de radioproteção, já que todas as incorporações detectadas representam uma pequena fração dolimite anual de dose estabelecido nas Normas da CNEN. Entretanto, para aprimorar a monitoração internade grupo de trabalhadores, foi desenvolvida, no Laboratório de Bioanálise in vitro do IRD, uma técnica deanálise por espectrometria gama, visando à determinação de 65Zn em amostras biológicas. A calibraçãodo sistema de detecção in vitro, que utiliza um sistema HPGe, foi realizada com fonte líquida padrão de65Zn produzida e certificada pelo LNMRI-IRD. A fonte foi dividida em dois frascos de 1 e 2 litros. Foiobtida uma curva de calibração eficiência x volume para cada frasco, nos intervalos 100 a 1000 mL e1000 a 2000 mL, respectivamente, com incrementos de volume de 100 mL de HCl 0,1 M. A metodologiadesenvolvida mostra-se simples, rápida, além de apresentar sensibilidade adequada para aplicação emmonitoração ocupacional. O limite de detecção da técnica, para volume de 1 L foi de 5,18 Bq e a DEMDpara cenário padrão de incorporação única, via ingestão de composto tipo S foi de 23 μSv.Downloads
Publicado
2012-12-03
Como Citar
Audino, W. F., Souza, W. O., Dantas, A. L., & Dantas, B. M. (2012). Desenvolvimento da Técnica de Bioanálise in vitro para Determinação de 65Zn em Amostras Biológicas. Scientia Plena, 8(11(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1176
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.