Perfil clínico-epidemiológico da comunidade do Bairro Industrial da cidade de Aracaju-Se
Palavras-chave:
Envelhecimento populacional, Perfil de saúde, PrevençãoResumo
O crescimento da população idosa em Aracaju /Se, Brasil e a transição da estrutura etária são observados pelas mudanças nos perfis de saúde. O objetivo desse estudo foi investigar o perfil clínico-epidemiológico e o processo de envelhecimento da população do bairro industrial de Aracaju com a perspectiva de implantar futuras ações de caráter preventivo e promoção da saúde. A amostra foi constituída de 133 habitantes, na faixa etária compreendida entre 20 e 94 anos, de ambos os sexos, que foram submetidos a uma entrevista. O programa Bioestat foi usado para avaliar as medidas de tendência central e de associação e a distribuição percentual simples das seguintes variáveis: faixa etária, IMC, sedentarismo, tabagismo, gênero, raça, estado civil e pressão arterial. De acordo com os resultados, o perfil epidemiológico revelou, na sua maioria, pessoas do gênero feminino, casadas, cor parda, com sobrepeso, não tabagistas, não hipertensas, sedentárias e idade entre 40-60 anos. Não houve uma associação direta entre o sedentarismo e o aumento da obesidade. Conclui-se que a população do bairro industrial da cidade de Aracaju está passando por um processo de transição demográfica, uma vez que está representada por indivíduos com faixa etária compreendida entre 40 e 60 anos. Quanto ao perfil epidemiológico, a população é representada por indivíduos sedentários, obesos, não tabagistas e com pressão arterial normal em ambos os sexos. A maior parte da população é formada por indivíduos de cor parda e estado civil casado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.