Isolamento, Identificação e Atividade Antimicrobiana de Streptomyces sp. UFPEDA 968.
Palavras-chave:
Endofíticos – Eugenia uniflora L. – StreptomycesResumo
Os micro-organismos endofíticos são conhecidos pela sua relação simbiótica com os vegetais, de quem recebem alimento, enquanto promovem sua proteção através da produção de metabólitos. A pesquisa destes compostos biologicamente ativos para fins terapêuticos em plantas utilizadas pela medicina popular e em micro-organismos endofíticos tem enriquecido a busca e a descoberta de novos fármacos com potenciais antiinflamatório, antimicrobiano e antitumoral, entre outros. Das folhas da planta medicinal Eugenia uniflora L. (pitanga), uma actinobactéria foi isolada, a qual foi identificada através da técnica de microcultivo, como Streptomyces sp.UFPEDA 968. Nos testes iniciais, foi verificada sua atividade antibacteriana com destaque para Escherichia coli e Mycobacterium tuberculosis (média dos halos = 20mm); e antifúngica, com destaque para Aspergillus niger ( média dos halos = 30mm). A seguir, a actinobactéria foi testada frente a cepas de Staphylococcus aureus isoladas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), algumas com perfil de multirresistência, apresentando média de halos em torno de 40mm. O objetivo do presente estudo foi o isolamento, identificação e avaliação da atividade antimicrobiana dos endofíticos de Eugenia uniflora L.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.