Isolamento, Identificação e Atividade Antimicrobiana de Streptomyces sp. UFPEDA 968.

Autores

  • Erika Lima Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Elizianne Pereira Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Janete Magali Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Luis Cláudio Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Palavras-chave:

Endofíticos – Eugenia uniflora L. – Streptomyces

Resumo

      Os micro-organismos endofíticos são conhecidos pela sua relação simbiótica com os vegetais, de quem recebem alimento, enquanto promovem sua proteção através da produção de metabólitos. A pesquisa destes compostos biologicamente ativos para fins terapêuticos em plantas utilizadas pela  medicina popular e em micro-organismos endofíticos tem enriquecido a busca e a descoberta de novos fármacos com potenciais antiinflamatório, antimicrobiano e antitumoral, entre outros. Das folhas da planta medicinal Eugenia uniflora L. (pitanga), uma actinobactéria foi isolada, a qual foi identificada através da técnica de microcultivo, como Streptomyces sp.UFPEDA 968.  Nos testes iniciais, foi verificada sua atividade antibacteriana com destaque para Escherichia coli e Mycobacterium tuberculosis (média dos halos = 20mm); e antifúngica, com destaque para Aspergillus niger ( média dos halos = 30mm). A seguir, a actinobactéria foi testada frente a cepas de Staphylococcus aureus isoladas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), algumas com perfil de multirresistência, apresentando  média de halos em torno de 40mm. O objetivo do presente estudo foi o isolamento, identificação e avaliação da atividade antimicrobiana dos endofíticos de Eugenia uniflora L.

Biografia do Autor

Erika Lima Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Bacharel em Ciências Biológicas ( Universidade de Pernambuco-UPE) / Licenciada em Ciências Biológicas ( Universidade Federal de Pernambuco-UFPE) / Mestra em Ciências Farmacêuticas ( Universidade Federal de Pernambuco-UFPE)/ Doutoranda na Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO -UFPE, com experiência em Microbiologia

Elizianne Pereira Costa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco [2008] e mestrado em Ciências Biológicas - área Biotecnologia - pela Universidade Federal de Pernambuco [2012]. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise antimicrobiana, atividade enzimática, isolamento e perfil de resistência.

Janete Magali Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História Natural pela Universidade Católica de Pernambuco (1965), graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Católica de Pernambuco (1970), mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco e professor associado III . Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Micro-organismos, atuando principalmente nos seguintes temas: streptomyces, antibióticos, actinomicetos, protoplastos e enzimas.

Luis Cláudio Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui Graduação em Biomedicina (2005-2008) e Mestrado em Ciências BIológicas (2009-2010) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é aluno de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da UFPE. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular e Celular, Produtos Naturais e Microbiologia aplicada, atuando nos seguintes temas: lectinas, imunomodulação, morte celular induzida, genotoxicidade, citotoxicidade, radicais livres e antioxidantes, antimicrobianos, caracterização molecular de bactérias, análises in silico.

Downloads

Publicado

2013-05-08

Como Citar

Soares, E. L., Costa, E. P., Araújo, J. M., & Silva, L. C. (2013). Isolamento, Identificação e Atividade Antimicrobiana de Streptomyces sp. UFPEDA 968. Scientia Plena, 8(12(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1157