Desenvolvimento das aulas experimentais de química pelo tutor: um estudo no Pólo Maceió do curso EAD da UFRN
Palavras-chave:
Formação de professores, Laboratório didático, TutoriaResumo
No presente trabalho, de natureza qualitativa, tratamos de um estudo etnográfico no qual o primeiro autor atuou simultaneamente como tutor e pesquisador. Desenvolvemos o estudo no Pólo Maceió do Curso de Licenciatura em Química EAD da UFRN, localizado no Campus da UFAL. Tomamos como objeto de estudo as aulas experimentais elaboradas pelos Professores do Curso de Licenciatura em Química EAD da UFRN e ministradas pelo Tutor de Laboratório de Química no período compreendido de 2008 a 2010, objetivando verificar se as aulas experimentais propostas pelos Professores e ministradas pelo Tutor contribuem para a formação reflexiva dos licenciandos do curso. Para tanto, fizemos (i) leitura do Projeto Político-pedagógico do Curso de Licenciatura em Química EAD da UFRN, (ii) leitura das aulas experimentais propostas pelo Professores, (iii) registros em Diário de Bordo das aulas experimentais sob orientação do Tutor. Observamos que os resultados desse acompanhamento demonstraram que a experimentação na Licenciatura em Química EAD da UFRN, e como conseqüência a formação que ela oferece, está fortemente ligada à racionalidade técnica, contribuindo pouco para a formação reflexiva dos licenciandos do curso.Downloads
Publicado
2014-01-07
Como Citar
Santos da Silva, F. A., & Casado Fireman, E. (2014). Desenvolvimento das aulas experimentais de química pelo tutor: um estudo no Pólo Maceió do curso EAD da UFRN. Scientia Plena, 9(12). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1147
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.