Utilização das TIC no ensino complementar da histologia nas faculdades de odontologia do estado de São Paulo
Palavras-chave:
Histologia, Ensino, InternetResumo
De acordo com a UNESCO, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) representam a principal ferramenta na futura reforma educacional. Atualmente as TICs constituem um instrument didático importante, estando associadas à evolução dos métodos de ensino em cursos de educação básica e superior. A proposta desse estudo foi avaliar a utilização das TICs como ferramenta complementar no ensino da histologia nas faculdades de Odontologia do estado de São Paulo. Foi avaliada a presença do site de Histologia vinculado ao website das faculdades de Odontologia do estado de São Paulo de forma a verificar a utilização das TICs, chat, podcast de áudio, podcast de vídeo, fórum, quiz, textos, fotos e e-mail. Foi observado que apenas 6,5% dos cursos de odontologia apresentam um site especifico para a disciplina de Histologia, entretanto, nenhum deles utilizou mais que 40% das ferramentas avaliadas. Em adição, as universidades públicas disponibilizaram toda a informação livre encontrada. Também foi verificado que a maioria das TICs utilizadas foi e-mail, textos e figuras, respectivamente. Conclui-se que as TICs ligadas à internet têm sido subutilizadas para o ensino de Histologia nos cursos de Odontologia, o que dificulta a difusão do conhecimento por fontes confiáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.