Condições de armazenamento para manga ‘Tommy Atkins’ minimamente processada
Palavras-chave:
Mangifera indica, L., armazenamento, qualidadeResumo
No Brasil, a manga é uma das principais frutas de importância econômica e, apesar de muito apreciada mundialmente, seu consumo ainda é pequeno. O processamento mínimo apresenta-se como uma possibilidade de aumentar seu grau de conveniência, ampliando assim, seu consumo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito de diferentes embalagens e temperatura de armazenamento no processamento mínimo da manga ‘Tommy Atkins’. Após as etapas de processamento mínimo (seleção, padronização, lavagem, corte, sanitização, enxágüe e centrifugação), os pedaços (de 2,0 x 2,0 cm) foram embalados em Polietileno Tereftalato (PET) e Polivinilcloreto (PVC), sendo mantidos a 3 ºC, 6 ºC e 9 ºC por um período de seis dias. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial composto por dois tipos de embalagens, três temperaturas de armazenamento e quatro épocas de avaliação, com três repetições. A cada dois dias, avaliou-se o teor de sólidos solúveis (SS), acidez total titulável (ATT), pH, vitamina C e coloração. Todas as variáveis, com exceção da ATT, foram influenciadas pelo tipo de embalagem (p<0,05), e a temperatura influenciou a coloração do produto. De acordo com a análise dos resultados obtidos, sugere-se o uso da embalagem PET para a manga ‘Tommy Atkins’ minimamente processada e armazenamento a 3ºC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.