A família Euphorbiaceae Juss. em um fragmento de Caatinga em Sergipe
Palavras-chave:
vegetação, riqueza de espécies, semiáridoResumo
O presente trabalho destaca as espécies da família Euphorbiaceae Juss. encontradas em um fragmento de Caatinga arbórea, localizado no município de Porto Folha, Estado de Sergipe, com o objetivo principal de contribuir para o conhecimento mais detalhado da flora na região semiárida de Sergipe, por meio da coleta contínua dos táxons, bem como viabilizar futuros estudos sobre as espécies de Euphorbiaceae com potencial econômico. As coletas foram realizadas no período de outubro/2010 a setembro/2011, tanto no interior quanto nas trilhas/bordas do fragmento. Os espécimes coletados foram devidamente prensados e herborizados para realizar a identificação e depósito no herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE). As identificações foram efetuadas com o auxílio de chaves taxonômicas, bibliografia especializada e por comparações com amostras de materiais já depositados. As espécies foram classificadas de acordo com o Sistema Angiosperm Phylogeny Group III. Foi verificada a ocorrência de 20 espécies distribuídas em 12 gêneros. Todos os hábitos vegetativos relacionados na literatura para a família Euphorbiaceae foram observados na área de estudo. Evidenciou-se ampla distribuição geográfica das espécies: Cnidoscolus urens, Croton heliotropiifolius, Croton sonderianus, Jatropha molissima, Manihot dichotoma e Sapium glandulosum para algumas áreas inseridas no semiárido sergipano. A família Euphorbiaceae apresentou significativa diversidade de espécies e ampla variação de hábitos que conferem a este grupo a capacidade de maior adaptação e eficiência contra o déficit hídrico associado às regiões semiáridas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.