Petrografia do Stock Nefelina Sienítico Serra da Gruta, Província Alcalina do Sul do Estado da Bahia
Palavras-chave:
petrografia, nefelina sienito, BahiaResumo
O Stock Nefelina Sienítico Serra da Gruta, tem área de 4 km2, é intrusivo em granulitos arqueano-paleoproterozóicos, e localiza-se na parte sudeste da Província Alcalina do Sul da Bahia. Esse stock tem forma arredondada e a presença de contatos bruscos asseguram a sua colocação epizonal. Ele é constituído por vários tipos de sienitos (nefelina sienito, cancrinita nefelina sienito, cancrinita nefelina sodalita sienito, nefelina biotita sienito e álcali-feldspato sienito) que exibem contatos gradacionais e complexos entre si, sugerindo uma evolução por cristalização fracionada. As relações texturais e a evolução da mineralogia evidenciam que o controle do fracionamento nesse magma foi feito pelo fracionamento do feldspato alcalino e minerais máficos precoces. A presença da cancrinita, carbonato e sodalita nessas rochas é interpretada a luz das texturas presentes e dados experimentais disponíveis na literatura, como sendo indicativa da interação de fluidos com frações molares importantes de CO2 e cloreto com cristais de nefelina e feldspato alcalino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.