Determinação do balanço de radiação com auxilio de imagens orbitais na Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré, Sergipe
Palavras-chave:
Balanço de energia, bacia hidrográfica, SEBAL.Resumo
O presente trabalho objetivou determinar o balanço de radiação da bacia hidrográfica do rio Jacaré, usando o algoritmo Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL) e imagens do satélite Landsat 5 - TM dos dias 17/10/1999 e 07/12/2006. Para tal, foi empregado parte do algoritmo SEBAL, passando pelas seguintes etapas: calibração radiométrica, reflectância, albedos planetário e da superfície, transmissividade atmosférica, índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI), índice de vegetação ajustado para a influência do solo (SAVI), índice de área foliar (IAF), emissividades, temperatura da superfície, radiações de onda longa e curta descendente, radiação de onda longa ascendente, saldo de radiação e fluxo de calor no solo. Por meio das cenas estudadas verificou-se haver diferenças consideráveis no albedo para os anos estudados, quando se considerou a imagem como um todo, porém leves alterações foram observadas entre os alvos analisados. O índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) apresentou grandes variações, no cenário da bacia hidrográfica entre os dois períodos analisados. Para o ano de 2006 foram encontradas áreas com valores bem superiores aos valores observados na imagem de 1999. O saldo de radiação à superfície (Rn) da cena como um todo, foi maior em 1999, quando atingiu valor médio no horário da passagem do satélite igual 585,1 W/m2 . No ano de 2006, o Rn médio foi de 578,7 W/m2 . Entre os alvos observados para a variável Rn constatou-se que os menores registros foram para áreas com vegetação rala (caatinga) e áreas com solo desnudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.