Determinação do balanço de radiação com auxilio de imagens orbitais na Bacia Hidrográfica do Rio Jacaré, Sergipe

Autores

  • Anderson Nascimento Vasco Universidade Federal de Sergipe
  • Antenor de Oliveira Aguiar Netto UFS
  • Inajá Francisco de Sousa UFS

Palavras-chave:

Balanço de energia, bacia hidrográfica, SEBAL.

Resumo

O presente trabalho objetivou determinar o balanço de radiação da bacia hidrográfica do rio Jacaré, usando o algoritmo Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL) e imagens do satélite Landsat 5 - TM dos dias 17/10/1999 e 07/12/2006. Para tal, foi empregado parte do algoritmo SEBAL, passando pelas seguintes etapas: calibração radiométrica, reflectância, albedos planetário e da superfície, transmissividade atmosférica, índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI), índice de vegetação ajustado para a influência do solo (SAVI), índice de área foliar (IAF), emissividades, temperatura da superfície, radiações de onda longa e curta descendente, radiação de onda longa ascendente, saldo de radiação e fluxo de calor no solo. Por meio das cenas estudadas verificou-se haver diferenças consideráveis no albedo para os anos estudados, quando se considerou a imagem como um todo, porém leves alterações foram observadas entre os alvos analisados. O índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) apresentou grandes variações, no cenário da bacia hidrográfica entre os dois períodos analisados. Para o ano de 2006 foram encontradas áreas com valores bem superiores aos valores observados na imagem de 1999. O saldo de radiação à superfície (Rn) da cena como um todo, foi maior em 1999, quando atingiu valor médio no horário da passagem do satélite igual 585,1 W/m2 . No ano de 2006, o Rn médio foi de 578,7 W/m2 . Entre os alvos observados para a variável Rn constatou-se que os menores registros foram para áreas com vegetação rala (caatinga) e áreas com solo desnudo.

Biografia do Autor

Anderson Nascimento Vasco, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Sergipe (2009), mestrado em Agronomia (Agroecossistemas) pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Doutorando em andamento em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema. Tem experiência na área de Geoprocessamento, Topografia, Irrigação e agroecologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos e ambientais com ênfase para qualidade da água, análise quali-quantitativa de sistemas de recursos hídricos e modelagem ambiental.

Antenor de Oliveira Aguiar Netto, UFS

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1989), Mestre em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista (1993) e Doutor em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista (1997). Pós-doutor em Engenharia Ambiental (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atuou como coordenador do curso de Engenharia Agronômica entre o ano de 1997 e 1999. Foi coordenador de pesquisa da UFS no período de 1999 a 2004. Trabalha na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de irrigação, irrigação por aspersão e evapotranspiração. No campo multidisciplinar pesquisa, também, na área de Recursos hídricos: gestão e manejo de bacias hidrográficas.

Inajá Francisco de Sousa, UFS

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1987), mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Atualmente é professor adjunto lll da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Agronomia e Meteorologia, com ênfase em Agrometeorologia e climatologia agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: evaporação e evapotranspiração, modelagem agrometeorológica, balanço de energia na agricultura e consumo hídrico de culturas.

Downloads

Publicado

2013-06-10

Edição

Seção

Artigos