Competitividade na indústria metalmecânica da região nordeste do Rio Grande do Sul em decorrência da implementação da norma ISO 14001

Autores

  • Cláudio Luiz Turatto Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - FTSG
  • Alexandra Mattos Guerra Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha
  • Eliana Andrea Severo Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

, ISO 14001, Competitividade, Indústria Metalmecânica

Resumo

No cenário atual, a sustentabilidade ambiental e a globalização demandam que as organizações possuam um diferencial competitivo para atuar no mercado. A norma ISO 14001 é reconhecida mundialmente como um meio de controlar custos, reduzir os riscos, melhorar o desempenho e gerar competitividade para as organizações. A norma reconhece que organizações se preocupam com a sua lucratividade tanto quanto com a gestão de impactos ambientais. Perante o exposto, este estudo tem o objetivo de pesquisar os diferenciais competitivos após a implementação da certificação ISO 14001, por meio de um estudo de casos múltiplos com uma abordagem qualitativa, em empresas de grande porte do setor metalmecânico da região nordeste do Rio Grande do Sul. Assim, foi possível identificar os ganhos internos e externos após a certificação. Como resultados identificaram-se nas empresas pesquisadas a unanimidade em reduções de riscos de acidentes e sansões legais. As empresas obtiveram economia ou redução do consumo de matérias-primas, resíduos, água e energia elétrica. Nas empresas fornecedoras para a linha automotiva, a certificação auxiliou na manutenção dos atuais clientes bem como na captação de novos clientes. 

Biografia do Autor

Cláudio Luiz Turatto, Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha - FTSG

Especilaista em Gestão Competitiva e Qualidade pela Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha, Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas na área de Qualidade e Certificações.

Eliana Andrea Severo, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil. Experiência na área de Administração e Ambiental.

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade de Caxias do Sul

Cursando Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2004). Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER (2011). Especialização em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG (2009). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (1999). Atualmente é professor de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade da Serra Gaúcha - FSG. Com experiência na área de Administração e Engenharia de Produção.

Downloads

Publicado

2013-11-04

Como Citar

Turatto, C. L., Guerra, A. M., Severo, E. A., & Guimarães, J. C. F. de. (2013). Competitividade na indústria metalmecânica da região nordeste do Rio Grande do Sul em decorrência da implementação da norma ISO 14001. Scientia Plena, 9(10). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1101

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)