Estudo da viabilidade econômica da injeção de vapor para recuperação de petróleo em campos de alta viscosidade
Palavras-chave:
injeção de vapor, campos maduros e petróleos viscosos.Resumo
Neste trabalho é mensurado o retorno econômico para utilização do método de injeção de vapor em poços de alta viscosidade, visto que a sua produção necessita da aplicação de fontes térmicas adicionais para tornar a produção deste petróleo pesado viável. Nesse contexto, foram realizadas simulações econômicas para avaliar o retorno econômico, considerando a produção do vapor por duas fontes de fornecimento da água distintas (água captada de poços tubulares e a própria água produzida nos poços de petróleo), obtendo-se a sensibilidade dos indicadores TIR, VPL e Payback, quanto ao nível de utilização das plantas idealizadas. Os resultados demonstram que a exploração de campos maduros com a introdução de sistemas com o uso da água produzida dos próprios campos produtores para geração do vapor, para auxiliar no aumento da produtividade, são viáveis. Entretanto, o retorno econômico ocorre em patamares de produção próximos a capacidade nominal das plantas projetadas. Considerando cenários com curvas de produção com altos declínios pode-se ter inversão da viabilidade do projeto, visto que os indicadores econômicos (VPL, TIR e Payback), dos casos analisados, demonstraram estarem em patamares elevados de produção. O VPL e a TIR demonstraram ser os melhores indicadores e apresentaram resultados favoráveis aos cenários, com bons níveis de atratividade para o modelo proposto, tendo-se valores superiores aos padrões adotados por instituições de fomento brasileiras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.