As contradições das políticas públicas de cultura e conservação da natureza: Morro da Massaranduba, Arapiraca – AL
Palavras-chave:
conservação ambiental, Morro da Massaranduba, ArapiracaResumo
Este trabalho caracteriza e discute, sob a perspectiva das políticas públicas municipais, os aspectos naturais e culturais do Morro da Massaranduba, uma área de interesse ambiental no município de Arapiraca-AL, Brasil. O Morro apresenta uma vegetação remanescente típica de regiões de transição entre a Caatinga e a Mata Atlântica e destaca-se no município pelo seu patrimônio ambiental/natural e relevância cultural. O estudo pautou-se em consultas bibliográficas; visitas técnicas à área para coletar, identificar e catalogar algumas espécies da flora e ordens da entomofauna; entrevistas em órgãos públicos; aplicação de questionários aos moradores locais. Verificou-se que as políticas públicas de planejamento e gestão da área a torna subutilizada, além de contribuir com passivos ambientais. Notadamente, o Morro apresenta uso restrito servindo, especialmente para uma manifestação religiosa anual, com o espetáculo da encenação da Paixão de Cristo, que contraditoriamente contribui para a extirpação dos elementos naturais.Downloads
Publicado
2013-01-15
Como Citar
da Silva, R. N., & Silvestre Gomes, M. A. (2013). As contradições das políticas públicas de cultura e conservação da natureza: Morro da Massaranduba, Arapiraca – AL. Scientia Plena, 8(12(a). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1090
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.