Dinâmica da paisagem da Zona de Expansão de Aracaju-SE
Palavras-chave:
intervenção antrópica, ecologia da paisagem, quantifição da paisagemResumo
A paisagem da Zona de Expansão de Aracaju/Se se distingue por suas características genéticas e pelo crescente avanço da ocupação antrópica ocorrido nas últimas décadas. O presente estudo tem como objetivo analisar a evolução da paisagem nos anos de 1978 e 2008, a partir dos estruturantes físicos e antrópicos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento bibliográfico, mapeamento das unidades de paisagem em 1978 e 2008 e geoprocessamento dos dados no programa ArcGis 9.3.1. O modelo Mancha-Corredor-Matriz e o método de Quantificação da Paisagem (Medidas da Estrutura) foram aplicados na análise e interpretação dos dados. As unidades de paisagem identificadas em 1978 e 2008 englobaram: Terraço Marinho, Duna/Interduna, Praia/Duna Frontal, Planície de Maré e Intervenção Antrópica. O aumento de áreas ocupadas e parcialmente ocupadas ocorreu sobre as unidades de paisagem
natural, principalmente sobre o Terraço Marinho e a Duna/Interduna. A aplicação do método de Quantificação da Paisagem mostrou que apesar do crescente aumento da unidade de Intervenção
Antrópica, as unidades de paisagem natural ainda preponderam na paisagem estudada. Segundo o modelo Mancha-Corredor-Matriz, a paisagem investigada apresenta matriz natural (acima de 50% da área total) entrecortada por manchas antrópicas. As áreas naturais podem se transformar em manchas, caso a ocupação humana continue aumentando no ritmo acelerado apresentado nas últimas décadas. No entanto, a análise qualitativa indicou que a paisagem estudada pode ser considerada antropizada em função do alto grau de retalhamento. Esse estudo serve de subsídios ao planejamento ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.