Cinética de adsorção de cobre (II) utilizando bioadsorventes

Autores

  • Guilherme Leocárdio Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Afranio Gabriel Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Luzia Maria Castro Honório Universidade Estadual da Paraíba
  • Vandeci Dias Santos Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Bioadsorventes, Erva-sal, Taioba-brava.

Resumo

Folhas desidratadas de Atriplex Nummularia Lindl (erva-sal) e Colocasia Antiquorum Schott (taiboa-brava) foram utilizadas como bioadsorventes na remoção de íons Cu2+ de soluções aquosas com o objetivo de verificar a capacidade máxima de adsorção (qe) e parâmetros cinéticos. Mediante os resultados obtidos através de espectroscopia de absorção atômica (AAS), na quantificação de íons Cu2+ adsorvidos pelos bioadsorventes, foi possível avaliar as percentagens de remoção destes íons. Os dados encontrados ajustaram-se aos modelos cinéticos de pseudo-segunda ordem e indicaram que o bioadsorvente erva-sal apresentou maior valor da capacidade de adsorção que a taioba-brava. Os valores das constantes de velocidade, à 27°C, foram determinados.     


Biografia do Autor

Guilherme Leocárdio Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Química Industrial (bacharelado) e Química (Licenciatura Plena) pela UEPB. Atualmente cursando mestrado em química pela Universidade Federal da Paraíba. Têm experiência na área de química inorgânica, complexos metálicos, tratamento de efulentes industriais, síntese de óxidos para aplicação em catálise ambiental. 

Afranio Gabriel Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do departamento de química da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente desenvolve pesquisas na área de química inorgânica voltado para química de coordenação e estudos em química ambiental.

Luzia Maria Castro Honório, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em química (licenciatura) pela Universidade Estadual da Paraíba. Têm experiência em química inorgânica voltada para química ambiental, atuando nos processos de tratamentos de efluentes industriais 

Vandeci Dias Santos, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular do departamento de química da Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente desenvolve pesquisas na área de química inorgânica voltado para química de coordenação e estudos em química ambiental.

Downloads

Publicado

2013-02-21

Como Citar

Lucena, G. L., Silva, A. G., Honório, L. M. C., & Santos, V. D. (2013). Cinética de adsorção de cobre (II) utilizando bioadsorventes. Scientia Plena, 8(9). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1062