Simulação e estudo da integração de unidades produtoras de etanol
Palavras-chave:
Bagaço de cana, Hidrólise, Etanol, SimulaçãoResumo
Dados do balanço energético brasileiro mostram que o etanol representou cerca de 4,7 % de toda a energia consumida no país no ano de 2011. Uma alternativa para aumentar a produção desse combustível e garantir a demanda interna é a hidrólise de materiais lignocelulósicos. Visando contribuir no desenvolvimento desse processo, este trabalho tem como proposta a construção de uma planta virtual de produção de etanol por hidrólise do bagaço de cana de açúcar. Os resultados obtidos foram comparados com os de uma usina convencional, e mostraram que a integração da hidrólise ao processo convencional aumentou a produção de etanol em 26% em volume. Contudo este aumento na produção também ocasionou um maior consumo energético para a usina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.