Levantamento fitossociológico em pastagens no município de Denise, MT
Palavras-chave:
fitossociologia, índice de valor de importância, forragensResumo
O presente estudo teve por objetivo identificar e quantificar a flora infestante em áreas de pastagens localizadas no município de Denise, MT. O levantamento foi realizado em 10 propriedades, onde amostrou-se em cada uma delas 10 parcelas de 25 m2, totalizando 2500 m2. Foi realizada a contagem e a identificação das espécies invasoras, sendo analisados valores de densidade, frequência, abundância, densidade relativa, frequência relativa, abundância relativa e índice de valor de importância (IVI). Nas 100 amostras foram identificados 3.669 indivíduos, distribuídos em 15 famílias e 28 espécies. As famílias mais importantes em número de espécies foram Malvaceae (6), Asteraceae (4) e Fabaceae (4). A família Malvaceae foi a mais importante em número de indivíduos, representando 20,49% do total de plantas daninhas encontradas. Andropogon bicornis foi a espécie que apresentou os maiores valores em relação à densidadee densidade relativa. Em relação à frequência e frequência relativa, a espécie Sida carpinifolia foi que mais se destacou, sendo que, para abundância e abundância relativa, Richardia scabra foi a espécie de maior importância. As espécies que apresentaram maiores valores de IVI nas propriedades foram Andropogon bicornis (38,70), Sida carpinifolia (34,72), Mimosa wedelliana (29,79) e Richardia scabra (27,19).Downloads
Publicado
2012-09-24
Como Citar
Inoue, M. H., Ferreira, E. A., Ben, R., Mendes, K. F., dos Santos, E. G., & Dallacort, R. (2012). Levantamento fitossociológico em pastagens no município de Denise, MT. Scientia Plena, 8(8). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1040
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.