Determinação da perda de solos por erosão laminar na bacia hidrográfica do arroio Marrecas, RS, Brasil
Palavras-chave:
Equação Universal de Perda de Solo, SIG, conservaçãoResumo
O assoreamento de um reservatório está diretamente relacionado com a erosão dos solos e, quanto maior a quantidade de sedimento aportado para o seu interior, menor sua capacidade de armazenamento e consequentemente, vida útil. Como é muito dispendioso monitorar a erosão em toda a bacia hidrográfica, utiliza-se a modelagem matemática. A Equação Universal de Perda de Solo (EUPS) foi elaborada visando prever perdas de solos médias em períodos longos e condições específicas. O objetivo do presente trabalho foi de aplicar a EUPS na bacia do Arroio Marrecas, no Rio Grande do Sul, visando estimar a geração de sedimentos por meio de erosão laminar. O cálculo da EUPS foi realizado através do uso de SIG (Sistema de Informações Geográficas). Os resultados indicam que a bacia em estudo apresenta baixa geração de sedimentos por erosão laminar, apresentando maior parte da sua extensão inserida nas classes com muito baixa a baixa perda de solos. A utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), associados a dados de Sensoriamento Remoto e Cartografia Digital, permitiu a obtenção dos fatores que compõem a EUPS, possibilitando a análise espacial da geração de sedimentos na bacia, fornecendo subsídios para a seleção de práticas conservacionistas.Downloads
Publicado
2013-02-21
Como Citar
Cemin, G., Périco, E., Schneider, V. E., & Finotti, A. R. (2013). Determinação da perda de solos por erosão laminar na bacia hidrográfica do arroio Marrecas, RS, Brasil. Scientia Plena, 9(1). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1039
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.