Avaliação da qualidade da água utilizando a teoria fuzzy
Palavras-chave:
qualidade da água, lógica fuzzy, eutrofizaçãoResumo
A qualidade da água, atualmente, é tratada em todos os âmbitos da engenharia, com vista a um desenvolvimento sustentável do meio ambiente. Neste cenário, a avaliação da qualidade da água é essencial e, neste trabalho, esta foi realizada através do monitoramento dos parâmetros indicadores do nível trófico do reservatório de água Jacarecica I no Estado de Sergipe. Neste, foram realizadas análises físico-químicas e constituída uma linguagem fuzzy para classificação dos dados ambientais. A lógica fuzzy é uma técnica de inteligência artificial que se baseia no conhecimento especialista do fenômeno a ser tratado, para se ter uma linguagem heurística traduzida numericamente. Para utilização dessa teoria nebulosa, foi calculado o índice trófico do reservatório através da correlação de Carlson modificada e estabelecidos os limites para as variáveis fuzzy. As variáveis químicas utilizadas foram a clorifila-a, fosforo e nitrogênio total e foram traduzidas em quatro níveis de eutrofização do corpo hídrico (Oligotrófico, Mesotrófico, Eutrófico e Hipereutrófico). Dessa forma, os resultados mostraram que o nível de qualidade da água do reservatório está entre oligotrófico e eutrófico e a utilização da lógica fuzzy foi aplicada de forma satisfatória para mostrar esses níveis de eutrofizaçãoDownloads
Publicado
2012-10-03
Como Citar
Borges Garcia, C. A. (2012). Avaliação da qualidade da água utilizando a teoria fuzzy. Scientia Plena, 8(7). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1024
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.