Percepção dos alunos quanto a arborização da UFS – Campus de São Cristóvão
Palavras-chave:
percepção ambiental, arborização, educação ambientalResumo
A árvore traz benefícios diversos no meio urbano, entretanto, o descaso em relação ao elemento natural vem crescendo devido a urbanização vivida por grande parte das cidades brasileiras. Por isso, trabalhos de Educação Ambiental que utilizem a percepção ambiental como principal ferramenta são necessários, para que haja integração entre sociedade e o ambiente no qual esta inserida. Pensando nisso, o objetivo desse artigo é apresentar a percepção dos alunos dos diferentes cursos da Universidade Federal de Sergipe, comrelação à arborização do Campus de São Cristóvão, através de um questionário previamente aplicado. Dos 200 entrevistados, 55% são do sexo masculino e 45% do sexo feminino, distribuídos em 32 cursos; 159 estudantes acreditam que a arborização contribui de forma positiva para o rendimento estudantil. Os alunos das Ciências Agrárias destacam-se, pois percebem as diferentes espécies e a quantidade média de
espécies vegetais existentes no campus. Quando perguntado aos entrevistados quanto a existência de árvores no campus, mais de 50% dos alunos responderam que não havia poucas árvores no campus, sendo os alunos das Ciências Exatas os maiores contribuintes desse percentual. Há, portanto, a necessidade de intervenção por meio de projetos de Educação Ambiental e de ações que integrem os diversos cursos através de projetos interdisciplinares
Downloads
Publicado
2012-07-27
Como Citar
Carvalho, R. F., Oliveira, L. A. R., França, T. P. P., & Ramos, L. S. (2012). Percepção dos alunos quanto a arborização da UFS – Campus de São Cristóvão. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1012
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.