Infestação em sementes de Vachellia farnesiana (L.) Wight & Arn. – Leguminosae-Mimosoidae por Bruchidae: Coleoptera
Palavras-chave:
Vachellia farnesiana, infestação, Bruchidae, parasitóideResumo
As espécies florestais possuem, num geral, a característica de se propagar por meio de auto-fuste. Isso quer dizer que necessitam das sementes para que possam se perpetuar. Um dos grandes problemas para que haja essa perpetuação é a predação de sementes, que são atacadas, num geral por insetos. Apesar de serem poucas as espécies de insetos que causam danos, alguns podem causar prejuízos. A Vachelliafarnesiana (L.) Wight & Arn é uma espécie arbóreo-arbustiva da família das Leguminosae que ocorre em todo o Brasil, inclusive na Região do Pólo Gesseiro do Araripe, PE, onde foi realizada a coleta de sementes dessa espécie para avaliação de danos causados por insetos da família Bruchidae (Coleoptera), no qual se percebeu que esses insetos causaram danos na maioria das sementes coletadas. Porém observou-se, também, que esses insetos era parasitados por uma espécie de vespa (Hymenoptera). Avaliando-se dessa forma a infestação nas sementes V. farnesiana por esses besouros e o controle natural que foi realizado nos mesmos.
Downloads
Publicado
2012-07-27
Como Citar
Silva, M., Moraes, F. G. D., Xavier, S. P. S., & Bittar, M. B. (2012). Infestação em sementes de Vachellia farnesiana (L.) Wight & Arn. – Leguminosae-Mimosoidae por Bruchidae: Coleoptera. Scientia Plena, 8(4(b). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/1003
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.