O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.097201Palavras-chave:
formação docente, PIBID, licenciaturaResumo
O PIBID é um programa que visa a formação inicial de professores. Suas ações vêm se consolidando desde que foi implantado, em 2008, e é realidade em várias instituições de ensino superior no Brasil. Tendo em vista a relevância desse programa em âmbito nacional, analisa-se nesse trabalho a motivação dos estudantes da Licenciatura em Química de uma Universidade do sul de Minas Gerais ao ingressarem nesse programa, bem como, as expectativas dos professores em formação inicial com relação à contribuição desse programa para a formação docente. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze participantes do PIBID/Química durante o segundo período letivo do ano de 2013. Os resultados mostram que, embora alguns licenciandos tenham iniciado o curso sem compreenderem o verdadeiro papel da docência, a participação no PIBID parece estar contribuindo para uma imersão dos futuros professores na prática profissional, bem como, aumentando o interesse deles em seguirem a carreira docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.