Número de haste e espaçamento na produção e qualidade do tomate
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.090202Palavras-chave:
Solanum lycopersicum, adensamento, pós colheitaResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção e a qualidade do tomate sob diferentes adensamentos e número de hastes. O estudo foi conduzido na fazenda Murici no município de Ibicoara – BA, em delineamento blocos casualizado com 8 repetições e esquema fatorial 2 x 2, com dois espaçamentos (1,4 x 0,5 e 1,4 x 0,25 m), duas quantidades de hastes por planta (uma e duas hastes). Ao final, foi avaliado o número de frutos por planta, diâmetro longitudinal, diâmetro transversal, peso médio dos frutos, produção por planta, produtividade, pH da polpa do fruto, teor de ácido ascórbico, acidez titulável, teor de sólidos solúveis, relação sólidos solúveis e acidez titulável e firmeza. O adensamento conferiu menores quantidades de fruto e peso médio por fruto, mas obteve maior produtividade. Enquanto o tomateiro produzido com duas hastes obteve maior número de frutos e menor peso médio por fruto, mas atingiu maior produtividade. Em relação a qualidade dos frutos melhores resultados foram alcançados utilizando plantio com menor adensamento e plantas conduzidas com uma haste. Para a produção de tomate, recomenda-se o plantio em maior adensamento, aliado à condução das plantas com duas hastes. Porém, acarretará na obtenção de frutos com menor calibre, mais leves e menor qualidade do fruto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.