Propriedades de controladores fuzzy: um estudo de caso

Autores

  • Viviane Leite Dias de Mattos Universidade Federal do Rio Grande
  • Leonardo da Costa Coelho

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081306

Palavras-chave:

qualidade, satisfação, lógica fuzzy, projeto de experimentos.

Resumo

Este estudo foi desenvolvido para avaliar a influência da utilização de diferentes funções de pertinência e diferentes métodos de “defuzzificação” na mensuração de um construto por meio de controladores fuzzy, os quais são especialmente indicados para mensurar variáveis complexas ou mal definidas. Foi utilizado um experimento planejado, como um projeto fatorial completo do tipo 2x3, que considerou as funções de pertinência triangular e gaussiana para “fuzzificação”, além dos métodos do centróide, dos máximos e da média dos máximos para “defuzzificação”. O estudo considerou 14 questionários, extraídos aleatoriamente na amostra de validação do modelo, que foram analisados nas seis condições experimentais. Não foram encontradas evidências da influência dos fatores sobre os resultados. Uma análise complementar com o coeficiente de Cronbach identifica o método da média dos máximos e a função de pertinência triangular como geradores de resultados mais fidedignos.

Biografia do Autor

Viviane Leite Dias de Mattos, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1978), especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (1983), especialização em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande, pertencendo ao Instituto de Matemática, Estatística e Física, onde leciona disciplinas de Estatística. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Garantia de Controle de Qualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, probabilidade e estatística, controle de processos, projeto de experimentos e lógica fuzzy.

Downloads

Publicado

2015-08-31

Como Citar

Mattos, V. L. D. de, & Coelho, L. da C. (2015). Propriedades de controladores fuzzy: um estudo de caso. Scientia Plena, 11(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081306

Edição

Seção

VI Conferência Sul em Modelagem Computacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)