Propriedades de controladores fuzzy: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081306Palavras-chave:
qualidade, satisfação, lógica fuzzy, projeto de experimentos.Resumo
Este estudo foi desenvolvido para avaliar a influência da utilização de diferentes funções de pertinência e diferentes métodos de “defuzzificação” na mensuração de um construto por meio de controladores fuzzy, os quais são especialmente indicados para mensurar variáveis complexas ou mal definidas. Foi utilizado um experimento planejado, como um projeto fatorial completo do tipo 2x3, que considerou as funções de pertinência triangular e gaussiana para “fuzzificação”, além dos métodos do centróide, dos máximos e da média dos máximos para “defuzzificação”. O estudo considerou 14 questionários, extraídos aleatoriamente na amostra de validação do modelo, que foram analisados nas seis condições experimentais. Não foram encontradas evidências da influência dos fatores sobre os resultados. Uma análise complementar com o coeficiente de Cronbach identifica o método da média dos máximos e a função de pertinência triangular como geradores de resultados mais fidedignos.Downloads
Publicado
2015-08-31
Como Citar
Mattos, V. L. D. de, & Coelho, L. da C. (2015). Propriedades de controladores fuzzy: um estudo de caso. Scientia Plena, 11(8). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.081306
Edição
Seção
VI Conferência Sul em Modelagem Computacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.