Promoção, incentivo e apoio ao aleitamento materno em uma maternidade de alto risco
Palavras-chave:
Aleitamento materno, desmame precoce, recém-nascidoResumo
A prática do aleitamento materno traz imensos benefícios para o binômio mãe-filho, porém, não mais que 39% das crianças em todo o mundo são amamentadas exclusivamente durante os primeiros seis meses. Assim, o estudo teve como objetivo analisar a promoção, o incentivo e o apoio ao aleitamento materno, em uma maternidade de alto risco do município de Aracaju-SE, com subsídio no material técnico ‘Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno’ da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Trata-se de um estudo transversal realizado em puérperas, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário semiestruturado aplicado às mães que estavam de alta e que não apresentavam contraindicação para realização do aleitamento materno. Foram avaliados os passos de 4 a 10 do referido material e os resultados mostraram que apenas o cumprimento do Passo 7, referente a prática do alojamento conjunto, esteve em total conformidade com as recomendações. O Passo 9 apresentou resultados satisfatórios sobre não oferecer mamadeira a bebês amamentados (91,7%), contudo, o uso de chupeta apresentou prevalências indesejáveis (36,3%). Os resultados menos satisfatórios foram encontrados nos Passos 4, 6 e 10 referente ao contato pele a pele na primeira hora de vida, não oferecer ao recém-nascido bebida ou alimento que não seja o leite materno e encaminhamento das puérperas a grupos de apoio á amamentação depois da alta, respectivamente. Assim, percebe-se a necessidade de capacitar os profissionais de saúde quanto às orientações adequadas sobre aleitamento materno às mães, visto que as ações de promoção, do incentivo e do apoio à amamentação são fundamentais para as mães e crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.