Bioatividade de extratos etanólico e aquoso de folhas e flores Schinus terebinthifolia Raddi sobre bioindicador vegetal
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.121501Palavras-chave:
extrato, aroeira mansa, Lactuca sativaResumo
A aroeira mansa (Schinus terebinthifolia Raddi) é uma espécie nativa da América do Sul, com ampla distribuição na costa brasileira e tem sido avaliada quanto as suas atividades biológicas, mas seu uso requer cautela devido à sua toxicidade. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos fisiológicos, fitotóxicos, citotóxico e genotóxico de extrato etanólico e aquoso de folhas e flores de aroeira mansa sobre o bioindicador vegetal alface. Os bioindicadores vegetais apresentam vantagens como baixo custo, sensibilidade e reprodutibilidade. Para o bioensaio foram utilizadas 5 repetições de 50 sementes de alface para cada concentração dos diferentes extratos (5 mg×mL-1, 10 mg×mL-1, 20 mg×mL-1, 40 mg×mL-1) e água destilada como controle negativo. Para análise do efeito alelopático e fitotóxico, as variáveis foram respectivamente germinação inicial e final, comprimento de parte áerea e radicular. Para análise do efeito cito e genotóxico, lâminas com células meristemáticas foram preparadas pela técnica de esmagamento, coradas com orceína acética e analisadas em microscópio óptico através da técnica de varredura, contando 5000 células/tratamento. Foram calculados o índice mitótico (IM) avaliando-se as células em diferentes fases da mitose e o índice de anormalidades cromossômicas (IAC) em células em divisão ativa. Observou-se atividade alelopática, fitotóxica e citotóxica dos extratos etanólicos e aquosos de folhas e de flores de aroeira mansa nas concentrações mais altas (20 e 40 mg×mL-1) e atividade genotóxica dos extratos etanólicos de folhas e de flores na concentração de 20 mg×mL-1. Conclui-se que estes extratos têm potencial para estudos como insumos na agricultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nicolas Farias da Rosa, Rogério Antônio Freitag, Vera Lucia Bobrowski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.