Desenvolvimento e validação de uma atividade POGIL para ser aplicada em aulas práticas de química
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2022.102701Palavras-chave:
Ensino em química, POGILResumo
As aulas práticas de Química, geralmente, são ministradas através do método de ensino tradicional. No entanto, tem-se observado que essa abordagem vem se tornando cada vez menos eficaz no entendimento dos discentes sobre os assuntos abordados, havendo a necessidade de buscar metodologias alternativas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver e validar por meio da técnica Delphi uma atividade POGIL para ser aplicado em aulas práticas de química como uma alternativa à abordagem tradicional. Para isso, foi realizada a construção de um roteiro prático semiestruturado no formato POGIL abordando o assunto de Cromatografia em Camada Delgada Analítica (CCDA). Em seguida, o instrumento foi submetido a validação pelo método Delphi, sendo avaliado por um painel de especialistas composto por cinco juízes. Após duas rodadas de avaliação, todos os itens do instrumento foram validados, apresentando Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 100%. A partir do trabalho, foi possível obter um instrumento validado que poderá ser utilizado em aulas práticas que abordem o assunto de CCDA e que também se deseje avaliar a eficácia da metodologia POGIL como uma alternativa à abordagem tradicional.
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Copyright (c) 2022 Jhonatas Freire de Santana, Rodrigo Almeida Simões, Ana Carolina Viana Simões, Natália Nogueira Saraiva
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