Características de qualidade para substâncias inorgânicas em água mineral envasada comercializada na cidade de São Paulo/SP
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.081507Palavras-chave:
água mineral, metais, ICP-MSResumo
A água mineral é um recurso proveniente de fonte natural e importante à saúde humana, por possuir características químicas e físico-químicas em sua composição necessárias para a manutenção do equilíbrio adequado de diversos processos bioquímicos e mecanismos fisiológicos que ocorrem no organismo humano. Ainda, existe uma preocupação com a ingestão de contaminantes inorgânicos, de origem natural ou antropogênica, uma vez que esses elementos, mesmo em baixas concentrações, podem ser tóxicos e representar um problema de Saúde Pública. Portanto, é primordial avaliar a qualidade das águas minerais que são disponibilizadas para consumo da população, em atendimento à legislação Resolução-RDC 274/2005, quanto aos níveis de metais e semimetais. Este trabalho teve como objetivo realizar a quantificação dos elementos químicos Al, Ag, As, Ba, Be, Ca, Cd, Cr, Cu, K, Mg, Mn, Na, Ni, Se, Pb, Tl e Zn, em 10 amostras de águas minerais envasadas de procedência nacional, coletadas pela Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo no comércio local, como parte integrante do Programa Paulista de Alimentos, entre 2018 e 2019, por Espectrometria de Massas por Plasma Indutivamente Acoplado. Para os elementos previstos na legislação vigente, foram obtidos resultados satisfatórios para todas as amostras de águas minerais analisadas. Para os demais analitos avaliados, os níveis obtidos também estavam abaixo dos valores preconizados pelas regulamentações internacionais. Os resultados obtidos neste estudo indicaram que as águas minerais das diferentes marcas comercializadas na cidade de São Paulo são adequadas e seguras para o consumo da população, em relação aos parâmetros avaliados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana Juncioni Arauz, Márcia Liane Buzzo, Lidiane Raquel Verola Mataveli, Maria de Fátima Henriques Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.