Análise espaço temporal da qualidade da água dos rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.071701Palavras-chave:
qualidade das águas, recursos hídricos, poluiçãoResumo
As bacias dos rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu têm grande relevância para o abastecimento de diversos munícipios do Extremo Sul da Bahia. Portanto, monitorar e avaliar a qualidade dessas águas é fundamental para a gestão sustentável dos recursos hídricos dessa região. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou avaliar a qualidade da água desses rios em 12 pontos de monitoramento situados em 8 munícipios. Para tanto, utilizou-se dados extraídos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (INEMA), dentre eles coliformes termotolerantes, clorofila-a, nitrato, nitrogênio, temperatura, salinidade, alcalinidade, sólidos dissolvidos totais, turbidez, potencial hidrogeniônico, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio, fósforo total e amônia, bem como o Índice de Qualidade da Água (IQA) entre 2009 e 2019. Os resultados obtidos foram comparados aos limites estabelecidos na Resolução CONAMA Nº 357 de 2005, tanto para as águas doces Classe 2 quanto salobras Classe 1 e faixas de IQA. Resultados de coliformes termotolerantes, sólidos dissolvidos totais, turbidez, potencial hidrogeniônico, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total e amônia extrapolaram os padrões estabelecidos na resolução CONAMA Nº 357/2005, estando diretamente relacionados ao uso e ocupação do solo, sem o devido acompanhamento de infraestrutura básica e ausência de um esgotamento sanitário que atenda adequadamente às comunidades localizadas próximas às bacias hidrográficas. Os resultados do IQA nas três bacias variaram entre 56,3 e 72,1, o que indica que as águas podem ser classificadas como qualidade boa, apesar das alterações em alguns parâmetros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.