Avaliação das características poliméricas do biofilme do resíduo de melancia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.080202Palavras-chave:
Filme biodegradável, Citrullus lanatus, propriedades mecânicasResumo
O trabalho teve por objetivo avaliar as características poliméricas do biofilme a partir do resíduo do fruto de Citrullus lanatus. O biopolímero foi produzido a partir de uma suspensão aquosa farinácea do albedo e avaliado quanto às características físico-químicas, antioxidantes, mecânicas e por análises em microscopia óptica e eletrônica por varredura. O biofilme do resíduo de melancia apresentou importantes resultados nos testes físico-químicos, mecânicos e de atividade antioxidante, importante quantitativo de fenóis totais e boa eficiência nas características estruturais. Este novo biopolímero a partir do resíduo de melancia poderá ser aplicado no desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, bem como no revestimento de salames defumados na indústria alimentícia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.