Compartilhamento do conhecimento na melhoria da dinâmica organizacional em um serviço de teleterapia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.013901Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Compartilhamento do Conhecimento, Radioterapia, Reprodutibilidade.Resumo
Na área da saúde, principalmente na radioterapia, o trabalho em equipe exige eficiência e coordenação, ou seja, a gestão do conhecimento, principalmente, o compartilhamento do conhecimento torna-se ainda mais necessário para garantir a qualidade na entrega do tratamento. Segundo a literatura, as equipes de trabalho coesivas em radioterapia possuem cinco características fundamentais: metas claras com resultados mensuráveis, sistemas clínicos e administrativos apropriados, divisão do trabalho, treinamento de todos os membros da equipe e comunicação efetiva. A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar o compartilhamento do conhecimento na melhoria da dinâmica organizacional em um serviço de teleterapia. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com os profissionais envolvidos no funcionamento de um serviço de radioterapia da grande Florianópolis. Participaram do estudo seis profissionais. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, em relação ao compartilhamento do conhecimento no local pesquisado, alguns fatores identificados como a comunicação efetiva, melhoram a dinâmica organizacional envolvida no cuidado com o paciente oncológico, sendo esse um dos fatores que contribuem para que a entrega da dose real seja a mais próxima possível da entrega da dose prescrita para o tratamento. As principais práticas de compartilhamento do conhecimento identificadas foram: revisão por pares, mentoring e storytelling. Conclui-se que os fatores organizacionais responsáveis por melhorarem o compartilhamento do conhecimento como o uso das estratégias evidenciadas neste estudo ajudam na garantia da reprodutibilidade diária do tratamento, consequentemente, na melhora da qualidade de vida do paciente oncológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.