Controle estatístico de qualidade usando o método bootstrap
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.037001Palavras-chave:
Modelagem estatística, Controle, Processo, Análise estatísticaResumo
O controle estatístico de qualidade é um procedimento de monitoração e manutenção que utiliza ferramentas estatísticas para avaliar a qualidade de produtos e serviços. Quando uma decisão precisa ser tomada para aceitar ou rejeitar produtos numa linha de produção, verifica-se o funcionamento do processo através da análise estatística do gráfico de controle. Somente assim, será possível verificar se um processo deve ser continuado ou deve ser ajustado para atingir a qualidade total. A ferramenta estatística conhecida como método bootstrap pode ser testada com a finalidade de verifcar sua operacionalidade no controle estatístico de qualidade. O método bootstrap tem sido bastante utilizado em diferentes áreas do conhecimento. Este método consiste de procedimentos computacionais intensivos usados para estudar estatísticas paramétrica e não paramétrica. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi avaliar o uso do método bootstrap no controle estatístico de qualidade. Para isto, construiu-se um programa computacional em C++. Concluiu-se então, que o método bootstrap mostrou-se bastante eficiente na análise estatística de controle de qualidade, evitando a utilização de um modelo padrão de distribuição de probabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.