A formação de professores em grupos de estudos e pesquisas pelo conviver espontâneo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.015701Palavras-chave:
formação de professores, conviver espontâneo, experiênciaResumo
Este estudo propõe uma reflexão acerca dos grupos de estudos e pesquisas que acolhem professores da educação básica, professores universitários e acadêmicos dos cursos de licenciatura de uma universidade pública federal do extremo sul do Brasil. A pesquisa narrativa foi a escolha metodológica por acolher a experiência e, com isso, deixar emergir explicações sobre o fenômeno. Nessa direção, investigou-se como o linguajar e o emocionar que permeiam esses grupos de estudos e pesquisas proliferam potencialidades na formação de professores, assim, mantendo-os ativos no conviver espontâneo. Apresenta-se, aqui, a temática que demarcou confluências às narrativas e, a partir dessa, foram problematizadas as relações que se individuaram em rede e demarcaram, nesta investigação, a experiência como acontecimento. O estudo, por fim, assume que a convivência em grupos de estudos e pesquisas prolifera potencialidades na formação de professores pela possibilidade do encontro com a experiência que transforma os sujeitos.
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