Sistema para aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis e sua viabilidade econômica em escola municipal no município de Lagarto/SE
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.109909Palavras-chave:
Economia de água, Recursos hídricos, Águas pluviaisResumo
O aproveitamento de água da chuva é uma fonte alternativa de abastecimento que vem sendo utilizado para combater os períodos de estiagem e as altas tarifas atribuídas ao consumo de água. A disponibilidade hídrica da região nordeste é baixa, além disso, a região sofre com a seca devido ao seu clima semiárido e a contaminação dos principais mananciais, sendo cada vez mais necessário armazenar água para tais períodos. Essa pesquisa visou realizar um estudo para aproveitar água da chuva na Unidade Municipal de Ensino Infantil (U.M.E.I.) Raimundo José de Carvalho, captando as águas que caem sobre a cobertura e armazenando em um reservatório para abastecer as bacias sanitárias, máquina de lavar roupas e torneira de jardim. Junto com o consumo de água, as altas tarifas são fatores determinantes para a redução do consumo da creche que hoje tem custos de aproximadamente R$2000,00 de consumo de água. Analisou-se as instalações presentes, sistema de micro drenagem, local para instalação de reservatórios e dimensionou-os pelo método de Rippl, método da simulação e método de Azevedo Neto. Os resultados obtidos, determinou-se que o reservatório terá capacidade de 40 mil litros divididos em dois de 20 mil litros e que haverá um conjunto moto bomba para conduzir a água para os reservatórios superiores. A implantação desse sistema pode contribuir com uma economia financeira na faixa de R$ 900,00 mensais e um tempo de retorno de aproximadamente três anos e meio, evidenciando excelente relação custo x benefício.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.