Diálogos sobre sexualidade no ensino fundamental: construindo conceitos e tirando dúvidas de alunos do 8º ano de uma escola municipal em Santarém, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069910Palavras-chave:
Saúde, Adolescência, Oficinas pedagógicasResumo
A sexualidade ainda é vista como um tema polêmico a ser abordado com os adolescentes, no entanto, a curiosidade sobre o assunto é natural neste período da vida, bem como são preocupantes os índices de gravidez e de incidência de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na adolescência. A partir deste pressuposto, este estudo objetivou investigar as principais questões em relação ao tema sexualidade, apontadas por alunos do ensino fundamental de uma escola municipal localizada em Santarém, Pará, Brasil. Dessa maneira, realizou-se uma pesquisa de campo, na qual aplicou-se um questionário para 21 alunos com o objetivo de identificar concepções e dúvidas a respeito do tema. Com base nos dados obtidos a partir da aplicação dos questionários foram realizadas duas oficinas pedagógicas, sendo elas: 1) Sexualidade, saúde e qualidade de vida e 2) Dialogando saúde. Além das discussões sobre sexualidade, também fizeram parte duas oficinas, sessões de vídeo, recortes e colagens. Os dados dos questionários evidenciaram que a maioria possuía uma visão restrita de sexualidade, isto é, mais a partir do campo biológico (como exemplo, ato sexual e puberdade). Portanto, nas oficinas pedagógicas buscou-se discutir sexualidade a partir de uma visão holística, trabalhando aspectos biológicos, como DST, mas também os fatores sociais, econômicos, culturais, políticos que giram em torno do tema. A fala dos participantes e os materiais produzidos nas oficinas revelaram a ampliação de conceitos prévios sobre o tema
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.