A experimentação como método inovador para o ensino de ciências: estudo realizado com uma turma do curso de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069906Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Experimentação, PARFORResumo
O objetivo deste trabalho foi desenvolver experimentos voltados para o ensino de Ciências - Ensino Fundamental I, tendo em pauta a identificação das dificuldades encontradas pelos professores em utilizar a experimentação como metodologia de ensino em suas aulas de ciências, proporcionando uma análise sobre a da disciplina Química e Metodologia do Ensino de Ciências para sua atuação profissional. Tratou-se de um estudo de abordagem qualitativo-quantitativo, do tipo exploratório. A pesquisa foi realizada durante a disciplina Química e Metodologia do Ensino de Ciências, tendo como participantes 18 graduandos do 5º semestre do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Pará (UEPA), este curso foi ofertado por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A partir dos resultados obtidos, verificou-se que a formação voltada para conteúdo específicos no Ensino Superior voltado para a preparação do professor polivalente se faz necessária, porém a inclusão de disciplinas de conteúdo específico não pode estar dissociada da metodologia de ensino
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.