Validação de um programa semiautomática para a avaliação de microcalcificações em um phantom de mama
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.071303Palavras-chave:
Mamografia, Controle de Qualidade, Porcessamento Digital de ImageResumo
A fim de garantir de garantir que o rastreamento e diagnóstico mamográfico são feitos corretamente e de forma eficiente, a Vigilância Sanitária do governo de Minas Gerais, no Brasil criou o 'Programa de Monitoramento Mensal de Qualidade em Mamografia dos serviços públicos e privados do Estado de Minas Gerais' no Brasil, Imagens do phantom do Colégio Brasileiro de Radiologia são enviadas para a Agência Governamental onde são avaliadas visualmente. O objetivo deste trabalho é desenvolver um programa para a avaliação semiautomática das microcalcificações presentes nas imagens do phantom. Técnicas de processamento digital foram aplicadas nas imagens, com o objetivo de caracterizar cada objeto de interesse presente no phantom de mama. Os algoritmos foram desenvolvidos em MATLAB e a avaliação dos objetos teste foi feitas de acordo com parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde do Brasil. O nível de concordância entre a avaliação visual e computacional é considerado "razoável", de acordo com o estatístico “coeficiente kappa” o qual determina a força de concordância entre os métodos, o valor de kappa foi de 0,291. O programa pode se tornar uma boa ferramenta na automação das avaliações das imagens do phantom.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.